Skip to content Skip to footer

Sabia que vão abrir novamente as candidaturas aos apoios para eficiência energética nos edifícios?

Já foram publicadas na página do Fundo Ambiental as novas diretrizes do Programa de Apoios a Edifícios mais sustentáveis 2023, que tem agora, nesta primeira fase, 30 milhões de euros para distribuir.

Este programa tem como objetivo o financiamento de medidas que promovam a reabilitação, a descarbonização, a eficiência energética, a eficiência hídrica e a economia circular das habitações próprias e permanentes da pessoa que se candidata.

Este programa foi restruturado e apoia agora as seguintes tipologias de intervenção:

1 – Substituição de janelas não eficientes por janelas eficientes, de classe energética igual a «A+»;

2 – Aplicação ou substituição de isolamento térmico em coberturas, paredes ou pavimentos; 

3 – Sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento ambiente e de águas quentes sanitárias que recorram a energia renovável, de classe energética «A+» ou superior; 

4 – Instalação de sistemas fotovoltaicos e outros equipamentos de produção de energia renovável para autoconsumo com ou sem armazenamento; 

5 – Intervenções que visem a eficiência hídrica.

A taxa de comparticipação em cada tipologia irá variar entre os 65% e os 85%, sendo que haverá limites de comparticipação que variam entre os 500 € e os 4 750 €.

Contudo, a grande novidade é que irá haver uma majoração deste limite da comparticipação de 10% dependendo da área geográfica em que a propriedade se localize ou caso se trate da candidatura de um condomínio.

As candidaturas irão estar disponíveis a partir do dia 16 de Agosto de 2023.