Skip to content Skip to footer

Newsletter Fevereiro 2024

Economia eco-digital deve duplicar até 2028

A adoção das tecnologias digitais trouxe uma redução do consumo de energia, às empresas, em quase um quarto e as suas emissões de gases com efeito de estufa em 21%.

As empresas ainda só aproveitaram uma pequena fração do potencial total oferecido pela economia eco-digital, como a cloud, a inteligência artificial e a automação. Graças às tecnologias digitais as empresas poderão melhorar os níveis de eficiência das suas principais atividades, e fazerem os investimentos necessários para concretizarem esta dupla transição.

“Nesta era Eco-Digital, as empresas explorarão cada vez mais o potencial de criação de valor proveniente das tecnologias digitais, especialmente no que diz respeito à utilização dos dados e à implementação da cloud pelo papel fundamental que podem ter no cumprimento das metas de sustentabilidade. Há também uma rápida evolução das tecnologias emergentes, como inteligência artificial generativa e a biologia sintética, bem como uma colaboração reforçada para criar ecossistemas digitais. É realmente uma mudança fundamental, que abrange todos os setores de atividade e está a acontecer à escala global. À medida que as empresas crescem, elas terão de se interrogar sobre o que precisam para centralizar ou descentralizar as arquiteturas das plataformas e, mais importante ainda, a governação dos dados”, disse o professor de Business Administration da Harvard Business School e Head of the Digital Value Lab do Digital Data and Design Institute de Harvard, Suraj Srinivasan, Philip J. Stomberg.

Medidas de incentivo aos recém-diplomados de forma a ficarem a trabalhar em Portugal

Os jovens já têm direito à devolução do valor equivalente à propina ao longo de um período equivalente ao número de anos do curso, ou seja, até três (ou quatro) anos para licenciados, dois anos para mestrados e seis anos no caso de mestrados integrados.

O prazo de inscrição já começou, terminando no fim do mês de Maio.

A única condição é que, durante esse período, estejam a trabalhar em Portugal.

O valor máximo a devolver será de até 697 euros por cada ano de trabalho para as licenciaturas e mestrados integrados e de até 1.500 euros para os mestrados.

Outra das medidas previstas para o ensino superior é o alargamento das bolsas de mestrado, de forma a abranger todos os estudantes beneficiários até ao 3.º escalão do abono de família.

Por outro lado, e mesmo não havendo alteração no valor máximo das bolsas, o valor mínimo foi fixado de maneira a garantir que a quantidade atribuída corresponda a 125% do valor de propina efetivamente paga.

Prazo para evitar IRS em mais-valias com imóveis 

A venda de imóveis que não sejam a casa de família e que sirva para amortizar crédito à habitação do próprio ou dos seus filhos pode ficar livre do pagamento de IRS sobre as mais-valias, mas a amortização tem de ocorrer, no máximo três meses depois da venda.

Na prática, para as vendas ocorridas entre 1 de janeiro de 2022 e 7 de outubro de 2023 (data de entrada em vigor do Mais Habitação), a aplicação do valor de realização pode ter ocorrido nesse intervalo de tempo, ou pode ocorrer até três meses, com o seu limite máximo em março de 2025.

E os ganhos da venda podem ser repartidos na amortização de créditos à habitação destinados à habitação própria e permanente de vários beneficiários elegíveis. Por exemplo, o proprietário pode dividir o valor pelos seus filhos. 

Mas a pessoa não é obrigada a aplicar tudo. Se for usada apenas uma parte do ganho, então a exclusão de IRS aplica-se apenas à parte proporcional dos ganhos correspondentes ao valor aplicado.