Prémios de produtividade só ficam isentos de IRS e Segurança Social se empresas aumentarem os salários
Os prémios de produtividade ou décimo quinto mês, como ficaram conhecidos, só ficarão isentos de IRS e Segurança Social se as empresas aumentarem os salários. A proposta do governo faz parte do acordo apresentado aos parceiros sociais na concertação social e prevê que esta isenção tenha lugar apenas se as empresas aumentarem o salário medio em, pelo menos, 4,7%.
IRS Jovem: nova proposta pode prejudicar salários até 1.500 euros
A nova proposta de IRS Jovem beneficia sobretudo aqueles que recebem salários mais altos. Quem recebe menos de 1.500 euros poderá vir a perder 12,50 euros por mês.
A nova proposta do Governo para o IRS Jovem tem sido uma das principais medidas indicadas pelo atual Governo em funções, embora com alguma controvérsia, porque quem ganha até 1.500 euros fica a perder 12,50 euros por mês ao comparar com a medida atualmente em vigor.
Crédito à habitação
Neste momento a Euribor está a rondar os 3,5% e espera-se que desça até aos 3% até ao fim do ano. E, em 2025, a expectativa é que fique entre os 2 e os 2,5%, que é considerado o valor normal da Euribor. De notar que esta descida vai sem duvida ajudar a aliviar um pouco o esforço financeiro das famílias.