Encerramento dos centros comerciais aos domingos e feriados
A ideia não é nova, Pela Europa, já há vários países não fazem compras ao domingo e onde os centros comerciais fecham mais cedo, como na Alemanha, Espanha ou Polónia.
A petição lançada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio conseguiu mais de 20.000 assinaturas pelo que vai ser discutida e votada no Parlamento, onde em causa está não só o encerramento dos centros comerciais aos domingos e feriados, como também uma redução de horário.
Até agora, estes podem variar entre as 6h da manhã e a meia-noite e em cima da mesa está o encerramento antecipado às 22:00, com o objetivo de melhorar a conciliação da vida pessoal e profissional dos trabalhadores.
Novas tabelas de IRS em vigor a 1 de setembro
“Na sequência da promulgação do Decreto da AR n.º 7/XVI, pelo Senhor Presidente da República, que altera a tabela de taxas do IRS, o Governo irá aprovar novas tabelas de retenção na fonte que refletirão a redução de taxas do IRS”, informa o comunicado divulgado durante a tarde do dia 26/07/2024.
Com esta alteração, a taxa do 1.º escalão baixa de 13,25% para 13%; a do 2.º escalão baixa de 18% para 16,5%; o 3.º escalão tem uma redução de 23% para 22%; e o 4.º escalão de 26% para 25%. No 5.º escalão, o recuo é de 32,75% para 32% e no 6.º escalão de 37% para 35,5%.
Conforme informações avançadas pelo Executivo, esta medida deverá entrar em vigor em setembro.
Noticias retiradas do site da SIC Notícias.